Curso de Abordagem Terapêutica da Sepse
VANESSA SALGADO DOS SANTOSMONICA SILVA DIAS FRANCO

Curso de Abordagem Terapêutica da Sepse

Sepse pode ser definida como a presença de disfunção orgânica ameaçadora a vida em decorrência da resposta desregulada do organismo a presença de infecção, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Manifestando-se em diferentes estágios clínicos de um mesmo processo fisiopatológico, ela é, para o profissional de saúde de praticamente todas as especialidades, um desafio, pela necessidade de pronto reconhecimento e tratamento precoce. Assim, mesmo os profissionais não diretamente envolvidos em seu atendimento devem ser capazes de reconhecer os sintomas e sinais de gravidade e providenciar a referência imediata, para que o tratamento possa ser feito (CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, 2015).

Público alvo: Médicos e Enfermeiros do Pronto Socorro HGP (1ª Turma)

Data: 13/03/2022 a 17/04/2022

Facilitadores:

Enfermeira Vanessa Salgado ( Responsável pelo Monitoramento da SEPSE/Escritório da Qualidade HGP)

Dra. Mônica Silva Dias Franco ( Médica Infectologista HGP)

Curso de Atualização em monitorização e emergências em pacientes sob ventilação mecânica invasiva
CIRLEI BEZERRA DA SILVAMARCIA PESSOA DE SOUSA NORONHA

Curso de Atualização em monitorização e emergências em pacientes sob ventilação mecânica invasiva

Com a evolução dos ensaios científicos em volta das tecnologias à saúde, um exemplo, a ventilação mecânica, a sobrevida nos hospitais apresentam índices elevados, mas surgiu um novo desafio de devolver estes indivíduos a sociedade com as menores sequelas possíveis, afim de reinclusão social e familiar, bem como garantir a melhor qualidade de vida a estes e seus entes queridos e/ou cuidadores. Neste aspecto a educação permanente aliada a tecnologia educacional do Hospital Geral de Palmas, o EAD HGP e o treinamento pratico das equipes multiprofissionais tem destaque, pois  agiliza o processo de recuperação e consequentemente diminui os custos da assistência; atenua o sofrimento dos pacientes paliativos que irão necessitar de um aporte respiratório.

O objetivo principal do curso é habilitar a equipe multiprofissional quanto a ventilação mecânica básica, montagem e desmontagem do ventilador, situações que antecedem um evento adverso. 

Público alvo: Equipe multiprofissional do EMAD e Hemodiálise (1º Ciclo)

Data: 20/07/2021 a 31/08/2021

Facilitadores: Cirlei Bezerra da Silva; Cristiane F. F. E. Antoniel; Wllises de Paula Reis; Waldir Cleiton Gomes da Silva

ATUALIZAÇÃO EM ACESSO VENOSO CENTRAL
Michelle de Jesus Pantoja Filgueira de AraujoBruno de Oliveira Sousa

ATUALIZAÇÃO EM ACESSO VENOSO CENTRAL

A punção venosa percutânea constitui uma prática importante nos pacientes traumatizados, em emergências cirúrgicas e doentes críticos que necessitam cuidados intensivos de ressuscitação. 

O Objetivo deste curso é atualizar a equipe médica do Hospital Geral de Palmas para aplicação da técnica de forma segura sem causar danos ao paciente promovendo uma assistência de qualidade centrada no paciente.

Início: 20/04/2021

Carga horária: 16 horas

Público alvo: Médicos do Pronto Socorro e UCI e Residentes.

Facilitador: 

Dr. Bruno de Oliveira Araújo Sousa
Médico Cirurgião Geral
Atuação no serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral de Palmas
Professor de técnica cirúrgica da FAPAC/ITPAC Porto Nacional
Professor de Clínica Cirúrgica da FAPAC/ITPAC Palmas
Preceptor do internato médico UFT, ITPAC Porto Nacional.
Preceptor da residência médica em Cirurgia Geral UFT

COLEGIADO GESTOR MULTIPROFISSIONAL

COLEGIADO GESTOR MULTIPROFISSIONAL

O Colegiado Gestor constitui-se como espaço coletivo de negociação e definição de prioridades; de definição dos investimentos; é o local para
elaborar o projeto de ação do setor, organizar os procedimentos operacionais; intervir em seu processo de trabalho; sugerir e elaborar propostas; criar estratégias para o envolvimento de todos os membros e equipes do serviço, acolher e encaminhar as demandas de alta complexidade dos usuários; criar indicadores e monitorá-los, administrar imprevistos, prestar contas aos conselhos e superintendência. (Brasil, Ministério da Saúde, 2007)